quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Introdução dos Sólidos: Baby-Led Weaning (BLW) - Quando?

Seguindo-se ao "O que é e Medos Frequentes" e "Porquê?", apresento-vos o "Quando?".
A par das dúvidas relativamente aos riscos do BLW ao medo de engasgamento, o "quando posso iniciar?" é a pergunta que mais me fazem.

De um modo genérico, a resposta é: Aos 6 meses e quando já se sentam direitos (com e sem apoio).
Adeus e obrigada.

Estou a brincar. Acham mesmo que era capaz de não vos explicar as coisas?
Volto a dizer:
Como sabem não é um método inventado por mim, o que escreverei acerca do mesmo será informação retirada dos livros da Gill Rapley e da Tracey Murkett, e que complementarei com o que observo na Carminho e as experiências que temos tido.
Será como que uma tradução do livro "Baby-Led Weaning: The Essential Guide to Introducing Solid Foods and Helping Your Baby to Grow Up a Happy and Confident Eater". Livro este que aconselho que comprem.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, com a Sociedade Portuguesa de Pediatria e com o Comité Português para a UNICEF, o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida dos Bebés é a melhor forma de os alimentar.

E porquê?
1. Os alimentos sólidos não são tão adequados a suprir as necessidades nutricionais dos Bebés como o leite materno ou de fórmula;
2. O Sistema Digestivo dos Bebés ainda não é capaz de retirar dos alimentos o que o Bebé necessita, portanto estes passam sem fornecer uma nutrição adequada;
3. Se se iniciarem os sólidos demasiado cedo, pode provocar-se um decréscimo na vontade de beber leite. Assim, o Bebé poderá não ficar tão bem nutrido;
4. Uma vez que o Sistema Imunitário ainda não está completamente desenvolvido, Bebés que iniciam sólidos cedo têm um maior risco de infecções e de desenvolver alergias do que os Bebés que foram alimentados a leite materno ou fórmula.

Sinais de que o Bebé está pronto para iniciar os sólidos
O BLW, ao seguir os sinais do Bebé, encoraja a sua confiança e independência. Assim, os sólidos são iniciados quando o Bebé demonstra que é capaz de se alimentar sozinho e vai progredindo ao seu ritmo. Os instintos levam-no a copiar os pais e irmãos e a desenvolver as suas capacidades de se alimentar de um modo natural e divertido, à medida que vai aprendendo.

A primeira pista de que estão prontos para mais do que leite é quando agarram num pedaço de comida e o levam à boca - o que farão se lhes for dada a oportunidade.
No caso da Carminho, eu estava a almoçar com ela ao colo (estava rabugenta) e, de repente, tirou-me uma batata frita da mão e levou-a à boca. Como batatas fritas não são um alimento adequado, tirei-a da mão quando vi que estava mesmo a mastigá-la. A cada pedaço de comida que eu levava à boca, ela esticava os bracinhos e abria a boca. Decidimos então dar-lhe um bocadinho de banana. Foi uma maravilha, não a largou durante um bom bocado. Esmagava-a com as mãos, levava-a à boca, cheirava. Tudo!
Estava felicíssima. Eu apenas apoiava a banana para que não caísse no chão.

No entanto, a motivação para levarem os alimentos à boca não tem a ver com fome, tem a ver com o querem copiar os outros porque são curiosos e porque o seu instinto lhes diz que assim sabem o que é seguro. Tal como os outros animais, um Bebé precisa de saber que alimentos são seguros e quais não são, assim, vai observar o pais de modo a ver o que eles levam às suas bocas.

É importante, também, ver sinais que coincidem com importantes mudanças no corpo do Bebé e que lhe permitirão lidar com a comida (desenvolvimento do Sistema Imunitário, do Sistema Digestivo e o crescimento e desenvolvimento da boca):
1. Consegue sentar-se sem apoio;
2. Alcança os objectos e leva-os à boca, rapidamente e com precisão;
3. Rói os seus brinquedos;
4. Faz movimentos de mastigação.

Os Bebés não necessitam de ser ensinados a comer - eles não aprendem a comer, eles desenvolvem a capacidade de o fazer através das capacidades para o fazer.
Algumas capacidades desenvolvem-se gradualmente, outras parecem surgir de um dia para o outro, mas todas elas são o resultado da prática de movimentos variados que o Bebé vai aprender a juntar para conseguir pegar num pedaço de comida, levá-lo à boca, mastigá-lo e engoli-lo.

As capacidades para se alimentar desenvolvem-se naturalmente e por esta ordem:
1. A pega na mama da Mãe;
2. Dirigir-se para objectos que lhe interessa;
3. Pegar em objectos e levá-los à boca;
4. Explorar os objectos com os lábios e com a boca;
5. Separar um pedaço de comida;
6. Mastigar;
7. Engolir;
8. Pegar em pequenos objectos com os dedos em pinça (com o polegar e o indicador).


Aos 6 meses, se o Bebé tiver oportunidade para olhar, alcançar e pegar na comida, irá levá-la à boca. Na realidade, não se está a alimentar (embora o pareça) porque ainda não tem a capacidade para engolir a comida, mas está a explorá-la com os seus lábios e língua.
Entre os 6 e os 9 meses, o Bebé começa por ser capaz de morder ou roer com as gengivas, de forma a separar um pequeno pedaço de comida. Pouco depois, descobre que consegue manter a comida dentro da boca durante um bocado e, tendo um maior controlo da língua, consegue movimentá-la e mastigá-la. No entanto, nesta fase a maioria da comida irá cair em vez de ser engolida.
O Bebé só será capaz de, propositadamente (se estiver bem sentado), levar a comida ao fundo da boca  depois de aprender a morder e a mastigar. Ele só irá começar a engolir a comida quando os músculos da língua, bochechas e maxilar se coordenarem de modo a permiti-lo. Isto funcionará como uma protecção contra o engasgamento - mas só funciona se o Bebé estiver em controlo.
Por volta dos 9 meses, o Bebé desenvolve a capacidade de agarrar em pinça, usando o polegar e o indicador para pegar em pequenos pedaços (ou objectos).

Bebés a quem é dada a oportunidade de se alimentarem a todas as refeições têm imensas oportunidades para praticar estas capacidades e, rapidamente, se tornam confiantes e aptos.
Do que se tem observado, os Bebés só se começam a alimentar quando estiverem preparados para o fazer (tal como com o andar e o falar) - mas precisam que lhes seja dada essa oportunidade. Eles sabem, instintivamente, quando estão preparados para alimentos sólidos e desenvolverão, naturalmente, as aptidões necessárias para se alimentarem sozinhos.

Há ainda uma série de sinais que, habitualmente, são associados ao estar pronto para comer, mas que são "apenas" sinais de desenvolvimento associado à idade do Bebé:
1. Acordar à noite: Muitos pais assumem que se o Bebé volta a acordar (ou a acordar mais vezes) durante a noite é porque tem fome. Este acordar pode estar ligado a uma enorme variedade de razões e, para Bebés com menos de 6 meses, se for mesmo fome o que se deve oferecer é mais leite (materno ou fórmula);
2. Lento aumento de peso: É uma das razões mais habituais para os pais serem aconselhados a iniciar os sólidos mais cedo, no entanto estudos demonstram que é algo muito normal de acontecer por volta dos 4 meses, especialmente em Bebés amamentados;
3. Observar os pais a comer: A partir dos 4 meses, os Bebés ficam fascinados com tudo o que é feito à sua frente, no entanto não sabem o que significa - são apenas curiosos;
4. Fazer sons com os lábios: Isto significa que estão a aprender a usar as suas bocas, tanto têm a ver com o comer como com o falar. Fazem parte da preparação para os alimentos sólidos, mas não significa que estejam preparados para os iniciar;
5. Não adormecerem logo a seguir a serem alimentados com leite: A partir dos 4 meses, os Bebés ficam mais despertos e alerta e começam a dormir menos;
6. Ser pequeno: Se o Bebé é pequeno é porque é suposto ser pequeno ou porque precisam de mais alimento. Se têm menos de 6 meses, o alimento que precisam é que leite. A excepção são os Bebés muito prematuros que podem precisar de nutrientes extra antes dos 6 meses;
7. Ser grande: Ou é suposto serem grandes ou estão a beber mais leite do que precisam (normalmente, fórmula - não há excesso de leite materno). Esta ideia vem dos anos 50, época em que se acreditava que quando atingissem um determinado peso deveriam iniciar os sólidos.

Portanto, quando os vossos pequenos estão prontos para iniciar o Baby-Led Weaning?
Quando:
1. Fizerem os 6 meses: Estarão preparados, a nível do sistema imunitário e digestivo;
2. Se conseguirem sentar direitos e sem apoio - evita o engasgamento;
3. Tiverem vontade: Quando vos "roubarem" um pedaço de comida, levarem-no à boca e começarem  a explorá-lo. É dar-lhes a oportunidade para participarem (estarem presentes) durante as refeições familiares - vão começar a ver que ficam a seguir os vossos movimentos, tentam agarrar a comida que vocês levam à boca, ficam de boca aberta e a imitar-vos.

















Próximo artigo? O "Como".
Como preparar a comida, como vestir/sentar/etc, como oferecer a comida, o que fazer, o que não fazer, etc.

E o artigo depois desse? "A nossa versão do BLW".
Disse-vos no primeiro artigo que fazemos um mix entre BLW e tradicional. Vou explicar-vos de forma mais aprofundada em que consiste o nosso Baby-Led Weaning e partilhar convosco a minha insanidade pela organização.

"Como assim? Insanidade pela organização?" - Para me organizar a nível de compras, de preparação prévia de alimentos, de introdução de novos alimentos, de ir rodando os alimentos (para evitar dar um alimento durante demasiados dias seguidos), de oferecer uma refeição equilibrada, de saber o que poderá ter causado alguma alergia (em caso de isso acontecer), etc., fiz um quadro em que tenho todas as refeições programadas até aos 12 meses da Carminho.
Comecei a fazer esse quadro quando a Carminho ainda tinha 5 meses e, desde então, já sofreu algumas alterações. A primeira foi porque me perdi um bocado na organização - cozia quantidades demasiado grandes então tínhamos de servir aquilo enquanto havia (para não desperdiçar). Agora tenho de fazer mais umas porque soube de novos alimentos que já podemos introduzir.
Depois explico tudo. Prometo.

O que eu não prometo é uma grande brevidade. Estamos a 3 dias das festividades e já vou ter de ir "correr capelinhas", vou ter pouco tempo para escrever. Mas vou tentar ter, pelo menos, o "Como" antes do Natal. Repito: Não prometo nada!

Por isso, se não publicar mais nada antes do Natal:
Feliz Natal para todos!(com uma árvore ainda sem luzes)

Artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário