quinta-feira, 4 de maio de 2017

Sessão de Maternidade

Foto por Joana Martins

Em Janeiro, com 21 semanas, a Joana Martins fez-me uma proposta: uma sessão fotográfica de maternidade!
Na realidade, não tinha pensado em fazê-lo. Já tinha visto fotografias e achava que não era muito o meu estilo. Além do mais já andava todas as semanas a tirar fotos da barriga para ir registando o desenvolvimento da gravidez.

No entanto, a minha amiga nunca tinha tirado fotografias dessas, queria experimentar e eu ponderei que: 
  • Era uma oferta de uma amiga;
  • Ia ajudá-la a construir o portfolio;
  • Ficaria com mais umas fotos desta fase; e
  • Iria ser divertido de certeza.

Também nunca tinha pensado em ir ao programa da Cristina e do Goucha fazer de modelo pin-up e quando a Joana me desafiou aceitei e foi super divertido e memorável. Afinal, experimentar coisas novas é sempre algo que, pelo menos, nos faz ganhar memórias para a posteridade.
"Claro!" - respondi.


Foto por Joana Martins

Combinámos que o ideal seria entre os 7 e os 9 meses de gravidez. Eu não queria tirar fotografias com uma barriga prestes a explodir, porque não acho que favoreça muito.
Andámos em conversas sobre como seria, onde seria, qual o estilo. Eu só não queria que fosse na praia ou no meio do mato, porque são locais com os quais não me identifico muito.
Apontámos a data para final de Fevereiro, início de Março. Para já ter uma barriga suficientemente grande, embora não grande demais. 
Entretanto, cada uma ia fazer as suas pesquisas, pensar no que queria vestir, onde tirar as fotografias, exemplos de poses... Essas coisas!

Passado uns dias lembrei-me que poderíamos fazer a sessão fotográfica antes e durante a minha FAB Party.
Começávamos a sessão pelo Terreiro do Paço e íamos seguindo junto ao Rio Tejo, até chegar ao Cais do Sodré. Depois seguíamos para a festa, onde tirávamos mais umas fotos com as minhas amigas.
Ora, a FAB Party correu como correu. Nas vésperas do dia planeado saiu tudo furado! Não havia sítios com mesa disponível, davam chuva, gente que afinal não podia, etc. (podem ler as peripécias aqui).


Foto por Joana Martins

Andámos não sei quantos dias para remarcar a sessão: ou era o tempo, ou era a indisponibilidade de uma das duas, ou era a minha barriga que ainda não tinha crescido muito mais do que as mamas e não era fixe... Mais uma data de contratempos. Começava a pensar que estava amaldiçoada e que não a iríamos conseguir concretizar.
A acrescentar, acabei por ir parar às urgências (a "visita" está contada aqui) e aí achei mesmo que a Mini Mi saía antes da sessão de maternidade.

Mas, pelo menos, já tinha o local todo pensado. Começávamos no Jardim do Príncipe Real, que tem um grande significado afectivo para mim: quando nasci os meus pais moravam nessa zona e muito passeei eu pelo jardim, muitas fotos tenho que foram ali tiradas. Depois descíamos até ao Miradouro de São Pedro de Alcântara e acabávamos no Cais do Sodré.
Quem conhece Lisboa, sabe que são zonas lindas, bem lisboetas e com vistas maravilhosas. Um cenário idílico.


Foto por Joana Martins

Finalmente, lá conseguimos atinar numa data e o tempo estava maravilhoso! No dia a seguir a ter estado nas urgências fomos encontrarmo-nos no Jardim do Príncipe Real.
Se fosse outra pessoa, esta história continuava com "tirámos as nossas fotos, foi muito giro e pronto".
Mas não.... Porque comigo nunca nada é simples. Nunca!
O Duarte (que, apesar de ter rejeitado a ideia ao principio, lá acabou por querer participar) deixou-me no Jardim e foi estacionar o carro. À medida que ia entrando no Jardim, eu começava a ficar cada vez mais desgostosa. O meu Jardim, o meu maravilhoso Jardim de infância, estava pejado de turistas. À pinha, a abarrotar! Não havia um banco livre, não havia fotografia que se pudesse tirar sem ficar alguém a passar atrás. Era impossível tirar uma fotografia decente naquele local.
Liguei à Joana e ao Duarte - "É impossível fazermos aqui a sessão. Temos de arranjar um plano alternativo!". As lágrimas queriam sair e eu a travá-las para não estragar a maquilhagem. O Duarte apareceu ao meu lado e disse-me "passei pelo Miradouro e não está melhor. Não há 1 metro disponível. O Cais deve estar a mesma coisa". 
E a minha cabeça a mil, a tentar travar a choradeira e a tentar acalmar-me para arranjar, naquele instante, uma alternativa.

Foto por Joana Martins

"Já sei! Vamos para a nossa zona! Tem uma boa arquitectura, tem espaços ajardinados e temos a Fonte Luminosa! É a zona onde moramos quando a bebé nascer, o que terá mais significado para ela, e não tem turistas!"
Lá voltámos para trás, rumo ao Areeiro. E, agora sim, chegados a casa, 3 meses depois, tirámos as nossas fotografias, divertimo-nos imenso e não poderia ter corrido melhor ou ter havido melhor cenário.  A Fonte Luminosa, na Alameda, estava a funcionar (o que é sempre uma incógnita para mim), o sol estava maravilhoso, estávamos super bem dispostos. Ficámos com fotos cujo cenário só pode ser caracterizado como "épico". 
Tanta volta que demos para, no final, chegarmos a casa.

As fotografias foram tiradas pela Joana Martins e podem consultar o seu portfolio e contactos aqui.


Foto por Joana Martins



P.S.: O Duarte participou na sessão e temos fotografias óptimas, mas ele não gosta muito destas coisas da internet, muito menos de se expôr, por isso as fotografias são só comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário